Com quase 100% dos votos apurados, a coalizão conservadora Aliança Democrática (AD) aparece com 29,54% da preferência, enquanto o partido de extrema direita Chega, que entrou no Parlamento há apenas quatro anos, alcança 18%. Por sua vez, o Partido Socialista (PS), do premiê demissionário António Costa, viu seu eleitorado ser enxugado de 41% para 28,67%, logo atrás da AD, que, apesar da vitória, não terá maioria na Assembleia da República para governar sem precisar de alianças.
Essa eleição em Portugal mostrou o exemplo que poderia ser dado ao Brasil, porém, o país do Velho Continente ainda é alvo de críticas pelos esquerdistas devido a uma medida tomada pelo André Ventura, o eleito primeiro-ministro, para controlar a quantidade de imigrantes no Brasil. Medida essa, que foi exposta pela Carta Capital em seu perfil no Instagram que ainda mostra brasileiros que moram no país concordando, com razão, essa medida, pois ele não está impedindo as pessoas de viajarem para Portugal, mas que haja controle para que as pessoas obedeçam as medidas de fiscalização como, por exemplo, os passaportes. Por exemplo, para um brasileiro viajar aos Estados Unidos ele precisa ir ao local de retirada de passaportes para poder viajar sem nenhum problema, que ainda por cima, ainda existem erros das empresas aéreas.
Por isso, essa medida foi feita com coerência, visto que é impossível ver um país que não faz medidas diferentes, e ainda há medidas mais rigorosas, como por exemplo, a Coreia do Norte.
Imagem: Poder360