Esta terça-feira (22), foi marcada por uma punição, até o momento, para ambos os candidatos à Prefeitura de Natal neste 2° turno. De um lado, Paulinho Freire (União Brasil) foi determinado pela Justiça Eleitoral a retirar do ar a postagem com a informação falsa de que Natália Bonavides (PT) apoia furto e roubo de celular. Enquanto o comitê de campanha da candidata do PT tornou-se ré de uma ação de despejo por inadimplência relacionada ao imóvel utilizado como comitê de campanha. O processo, registrado na 16ª Vara Cível de Natal, foi inciado em 21 de outubro.
Sobre a acusação de Paulinho a Natália Bonavides, a Justiça concluiu que a publicação distorce os fatos e aplicou multa de R$ 5 mil caso a publicação não seja excluída por Paulinho Freire. Na decisão, o juiz, cujo não foi citado o nome, fala em “deslealdade” da propaganda e diz que “tem contornos de induzir a erro o leitor”, sendo “descolada da realidade”.
Sobre o comitê de campanha da candidata apoiada pelo Presidente Lula, Flávia Melo Orrico de Azevedo, a campanha de Natália Bonavides alugou o imóvel localizado na Avenida Coronel Norton Chaves, em Lagoa Nova, para o período do primeiro turno das eleições, com a possibilidade de prorrogação em caso de segundo turno. O comitê, no entanto, não teria quitado o valor referente ao aluguel do mês de outubro, acumulado uma dívida de R$ 11 mil.
Do lado do candidato que tem o apoio do atual gestante, Álvaro Dias, Paulinho teve a sua informação desmentida no debate promovido pela Band, onde ela diz: “Mentira que exista um projeto para liberar furto e liberar roubo. Eu perguntei alguma proposta do candidato em relação ao tema e vocês viram que ele não respondeu, é porque atrás da telas para disseminar mentiras e disseminar ataques odiosos, todo mundo é valente. Mas, quando chega assim, olho no olho, de repente, toda a concentração acaba, porque não dá, né, candidato? Para você trazer uma proposta específica pra combater furto e roubo em Natal, mas vou te dizer o que tem no nosso plano de governo sobre isso”. Ela é co-autora do projeto Natal Segura, que objetiva sufocar o crime de receptação, conforme a candidata.
Enquanto o comitê de Natália Bonavides teve suas conversas expostas via WhatsApp com a proprietária que permitiu o aluguel. A conversa dizia “Bom dia, Fabiana! Tudo bem? Vamos resolver hoje o pagamento do segundo turno. Está pendente desde o dia 7 de outubro. Hoje já são 21 de outubro. Amanhã preciso viajar com o advogado, ele já está esperando esse dinheiro. Ele espera desde a semana passada. 11 dias que eu espero seu retorno da nossa última conversa. Aguardo o retorno. Até breve”.
Fontes:Tribuna do Norte Portal ZN e Saiba Mais
Imagem: Reprodução/Band